MAS O QUE É MESMO ÉTICA ?

A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.

Existem sempre comportamentos humanos classificáveis sob a ótica do certo e errado, do bem e do mal. Embora relacionada com o agir individual, essas classificações sempre têm relação com as matrizes culturais que prevalecem em determinadas sociedades e contextos históricos.

A ética está relacionada à opção, ao desejo de realizar a vida, mantendo com os outros relações justas e aceitáveis. Via de regra está fundamentada nas idéias de bem e virtude, enquanto valores perseguidos por todo ser humano e cujo alcance se traduz numa existência plena e feliz.

O estudo da ética talvez tenha se iniciado com filósofos gregos há 25 séculos atrás. Hoje em dia, seu campo de atuação ultrapassa os limites da filosofia e inúmeros outros pesquisadores do conhecimento dedicam-se ao seu estudo. Sociólogos, psicólogos, biólogos e muitos outros profissionais desenvolvem trabalhos no campo da ética.

KAROLINA CRUZ








terça-feira, 18 de maio de 2010


Teatro

Na África, o teatro é uma tradição ancestral, baseada nos contos que detinham os acontecimentos importantes da vida social, transmitidos oralmente. Por isso, o teatro na África durante muito tempo, foi considerado como descendente do ritual, do religioso, e mesmo arcaico.
Renovado pelo contato com as formas artísticas ocidentais, ele começou um fenômeno de mestiçagem, cujo nível de criatividade não cessa de crescer através dos grandes encontros de artistas de teatro. É o caso nos Estados Unidos com o National Black Theatre Festival que cada dois anos reúne as grandes criações de companhias teatrais negras americanas, o caso no Brasil com as grandes manifestações do teatro étnico etc. Atualmente, o teatro está em pleno florescimento, tanto na África como em outros continentes, trata-se de um teatro contemporâneo, que cria raízes no patrimônio africano, ao mesmo tempo o descobrindo de novo, para se abrir às formas artísticas plurais e universais.

Todos os artistas negros do teatro do mundo inteiro, cujas expressões simbólicas e artísticas continuam sendo influenciadas por esta tradição ancestral africana encontrar-se-ão no FESMAN 2009.

Na África, a arte dramática seguiu seu caminho, acumulou experiências, forçou a admiração e o respeito, e ganhou referências internacionais. Testemunhas desta admirável vitalidade, o Festival Internacional de Teatro no Bénin, o Encontro Internacional de Teatro de Ouagadougou (Burkina Faso), o Festival das Realidades de Bamako (Mali), os Encontros de Teatro Internacional dos Camarões em Yaoundé, etc.

Tendo a preocupação de compartilhar experiências e um enriquecimento mútuo, os artistas do continente mostraram-se receptivos à colaborações, para estimular a cooperação sul/sul e norte/sul, empenhando-se na construção do destino deles pela originalidade e pela qualidade de suas produções. Fazendo parte dos desafios sociais e políticos, os artistas africanos souberam adaptar suas produções, favorecendo assim um contato direto com o público.

Fesman 2009

O FESMAN 2009 é um convite para esta grande efervescência de expressão artística africana e de sua Diáspora. Trata-se de favorecer o diálogo das culturas trocando olhares sobre as práticas artísticas ancoradas nas realidades socioculturais. A este respeito, o FESMAN 2009, constitui um fórum, onde marcarão encontros, intercâmbios, ideias, conceitos, antagonismos, contradições, conflitos, paixões da existência humana através do teatro.

No festival existe um concurso que acolhe criações teatrais apresentadas pelos países participantes no âmbito da competição. Grandes criações de artistas, de atores e de companhias teatrais famosas com sucesso internacional serão convidadas para mostrar ao público a diversidade da expressão teatral de artistas negros do mundo inteiro.



Postado por Lucas da Paixao Cavalcanti

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