MAS O QUE É MESMO ÉTICA ?

A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.

Existem sempre comportamentos humanos classificáveis sob a ótica do certo e errado, do bem e do mal. Embora relacionada com o agir individual, essas classificações sempre têm relação com as matrizes culturais que prevalecem em determinadas sociedades e contextos históricos.

A ética está relacionada à opção, ao desejo de realizar a vida, mantendo com os outros relações justas e aceitáveis. Via de regra está fundamentada nas idéias de bem e virtude, enquanto valores perseguidos por todo ser humano e cujo alcance se traduz numa existência plena e feliz.

O estudo da ética talvez tenha se iniciado com filósofos gregos há 25 séculos atrás. Hoje em dia, seu campo de atuação ultrapassa os limites da filosofia e inúmeros outros pesquisadores do conhecimento dedicam-se ao seu estudo. Sociólogos, psicólogos, biólogos e muitos outros profissionais desenvolvem trabalhos no campo da ética.

KAROLINA CRUZ








domingo, 16 de maio de 2010

CULTURA AFRICANA

Como a ética a cultura também se diversifica entre as regiões, aqui ou em qualquer outro continente. Mas o que seria cultura? O que devemos concluir de uma pequena e simples palavra que não parece ter tanta importância? Ao questionar-me sobre a questão, consultei um dicionário e obtive:
Um: Cultura - desenvolvimento dos conhecimentos e das capacidades intelectuais quer em geral, quer num domínio particular.
Dois: Cultura - maneiras coletivas de pensar e de sentir, conjunto de costumes, de instituições e de obras que constituem a herança social de uma comunidade ou grupo de comunidades.
Engraçado, não é? Como o primeiro significado da palavra “cultura” se tem vindo a revelar tão necessário para que o segundo possa ser melhor! Se não desenvolvermos as nossas capacidades intelectuais e não ampliarmos os nossos conhecimentos, teremos muito mais dificuldade em compreender corretamente outras “culturas”.

A África tem uma diversidade étnica inexplicável que reflete a sua antiga história e é tão diversificada como foi o seu ambiente natural ao longo dos milênios. Querendo aumentar seus conhecimentos e entender melhor esse povo tão rico, muitos historiadores, pesquisadores e até mesmo turistas visitam esse continente diariamente.
KAROLINA CRUZ

Um comentário:

  1. Bom mesmmo é ver adolescentes como vcs ,se interessarem na história desse tão complexo e interessante continente.

    ResponderExcluir