MAS O QUE É MESMO ÉTICA ?

A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.

Existem sempre comportamentos humanos classificáveis sob a ótica do certo e errado, do bem e do mal. Embora relacionada com o agir individual, essas classificações sempre têm relação com as matrizes culturais que prevalecem em determinadas sociedades e contextos históricos.

A ética está relacionada à opção, ao desejo de realizar a vida, mantendo com os outros relações justas e aceitáveis. Via de regra está fundamentada nas idéias de bem e virtude, enquanto valores perseguidos por todo ser humano e cujo alcance se traduz numa existência plena e feliz.

O estudo da ética talvez tenha se iniciado com filósofos gregos há 25 séculos atrás. Hoje em dia, seu campo de atuação ultrapassa os limites da filosofia e inúmeros outros pesquisadores do conhecimento dedicam-se ao seu estudo. Sociólogos, psicólogos, biólogos e muitos outros profissionais desenvolvem trabalhos no campo da ética.

KAROLINA CRUZ








quinta-feira, 20 de maio de 2010

Tradições Áfricanas


Em praticamente todas as cultas tribais as culturas tribais africanas praticam-se tradições espirituais ancestrais. Os antepassados de uma tribo são honrados como espiritus que preservam os padrões morais da vida tribal. Também são considerados como os intermediarias entre os vivos e os poderes divinos. As tradições ancestrais Africanas têm uma relação muitos mas interactiva com os antepassados mortos.

Nas práticas Africanas, a relação entre uma pessoa e os seus antepassados é vista como uma relação simbiótica que vai a ambos os sentidos e influencia ambas as direcções. Os integrantes das tribos Africanas trabalham em colaboração com os seus antepassados para cura e fortalecer.

Segundo Heidi Holland, as crenças tradicionais Africanas assentam em três temas principais:



  • Imagens sagradas, como deuses e antepassados que regulam o universo tradicional.

  • Rituais e cerimonias por meio das quais estas imagens sagradas comunicam os padrões morais em relação a cultura viva.

  • Os representantes terrenos dos deuses e antepassados- curandeiros tradicionais, adivinhos, profetas, sacerdotea e reissagrados0- quem são os servos da comunidade com papéis de mediar o sagrado para as pessoas traveis de rituais e adivinhação.

As imagens sagradas Africanas são principalmente espitritus de antepassados. Deus é o criador, a força espiritual responsável de todas a vida na terra, incluindo os antepassados,mas Ele está demasiado longe para ouvir as orações mortais comuns e correntes.


Na África Ocidental, existe um ritual anual de dança em que os espíritus dos antepassados distinguidos "aterram" sobre as cabeças de homens para possuí-los espirituamentes. Cada clã tem um par místico de fundadores, cujo filho, como mais velhos dos antepassados, é quem tem o poder absoluto da sua associação com os espíritos ancestrais, cujo poder pode invocar para reforçar os seus decretos.

O uso do ritual nas constelações familiares, provavelmente foi influenciado por todos os anos em que Bert Hellinger trabalhou como sacerdote Católico.

postado por Rhaul Ayres

Nenhum comentário:

Postar um comentário