MAS O QUE É MESMO ÉTICA ?

A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.

Existem sempre comportamentos humanos classificáveis sob a ótica do certo e errado, do bem e do mal. Embora relacionada com o agir individual, essas classificações sempre têm relação com as matrizes culturais que prevalecem em determinadas sociedades e contextos históricos.

A ética está relacionada à opção, ao desejo de realizar a vida, mantendo com os outros relações justas e aceitáveis. Via de regra está fundamentada nas idéias de bem e virtude, enquanto valores perseguidos por todo ser humano e cujo alcance se traduz numa existência plena e feliz.

O estudo da ética talvez tenha se iniciado com filósofos gregos há 25 séculos atrás. Hoje em dia, seu campo de atuação ultrapassa os limites da filosofia e inúmeros outros pesquisadores do conhecimento dedicam-se ao seu estudo. Sociólogos, psicólogos, biólogos e muitos outros profissionais desenvolvem trabalhos no campo da ética.

KAROLINA CRUZ








terça-feira, 18 de maio de 2010


Lesotho

É uma região super montanhosa e verde, (tem cada visual
inimaginável !), com montanhas chegando a 3 mil metros de altura. Existem excursões que partem de Durban e podem durar um dia ou mais, depende só de você. Para chegar em Lesotho (chamado de Reino das Montanhas) só existem duas entradas. Uma delas - a mais sensacional - é saindo de Himeville e subindo os quase 3 mil metros de altura de uma estrada de pura adrenalina, onde só podem subir veículos com tração nas quatro rodas e é sugerido que nenhum carro circule sozinho, pois em caso de algum acidente, tem sempre alguém por perto. Essa região, é coalhado de parques nacionais (Natal Parks Board, Royal Natal e Giant's Castle). Passaporte é requisito básico para entrar lá e sem ele nada feito.

O lugar onde se chega chama-se Sani Pass. Iguais a essa tal estrada que se pega para chegar lá, só existem mais duas no mundo (que são mais altas, ou tão altas quanto). Uma fica no Tibet e a outras nos Andes.

No caminho, entre precipícios, pedras e riachos que cruzam a estrada e entre flores nativas da região, é mais que comum encontrar macacos babooans, impalas, reeboks e outros bichos mais. Assim, subindo ao mais alto "pass" da África do Sul, chega-se ao Sani Top. Tem exatos 2.865 metros de altura. Parece um outro mundo: uma superfície plana, verde, com pequenos riachos cruzando pelo solo e algumas cabanas de pedra onde moram os pastores da região. Lembra um pouco as estepes da Mongólia!

As pessoas são simpáticas, embora seja necessário alguém para traduzir caso você esteja afim de puxar uma conversa com os nativos. Os adolescentes posam para fotos mediante um dinheirinho. Vale a pena, pois cada um deles tenta extrair, do mínimo de roupa, o máximo de efeito!

O mais maluco dessa história é que, nesse lugar ermo, esquecido do mundo, totalmente diferente do resto da região, você encontra um pub. Isso mesmo, um pub licenciado- Sani Pub and Chalet- onde é possível passar a noite. Além de um bom almoço, tomando aquele Gin Tonic ou uma cerveja tri gelada, da pra
ver da enorme sala de vidros uma parte da região. Nessa hora é que a gente imagina que realmente o local faz jus ao nome: o reinado das montanhas, porque é alto pra dedéu e lá de cima, o visual é pra não esquecer nunca mais... montanhas e mais montanhas!


Postado por Breno Henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário