MAS O QUE É MESMO ÉTICA ?

A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.

Existem sempre comportamentos humanos classificáveis sob a ótica do certo e errado, do bem e do mal. Embora relacionada com o agir individual, essas classificações sempre têm relação com as matrizes culturais que prevalecem em determinadas sociedades e contextos históricos.

A ética está relacionada à opção, ao desejo de realizar a vida, mantendo com os outros relações justas e aceitáveis. Via de regra está fundamentada nas idéias de bem e virtude, enquanto valores perseguidos por todo ser humano e cujo alcance se traduz numa existência plena e feliz.

O estudo da ética talvez tenha se iniciado com filósofos gregos há 25 séculos atrás. Hoje em dia, seu campo de atuação ultrapassa os limites da filosofia e inúmeros outros pesquisadores do conhecimento dedicam-se ao seu estudo. Sociólogos, psicólogos, biólogos e muitos outros profissionais desenvolvem trabalhos no campo da ética.

KAROLINA CRUZ








segunda-feira, 17 de maio de 2010

TRIBO HAMAR


Vivem no Vale Omo no Sul da Etiópia, dedicam-se à agricultura e criação de gado. O ritual de passagem à idade adulta nos homens envolve o salto sobre uma linha de gado, o que os qualifica a poderem-se casar e possuir gado deles próprios. Durante a iniciação dos homens, as mulheres da sua família pedem para ser chicoteadas por outros homens já iniciados (mas que vivem à parte da tribo, por ainda não estarem casados). Durante o chicoteamento mostram alegria, e não demonstram sinais de dor deixando este ritual as suas costas com profundas marcas. A explicação para este fato está relacionada com a criação de laços profundos com o iniciado, que perante situações mais difíceis lembrar-se-á do que a mulher passou e ajudá-la-á. A profundidade das marcas é no fundo a prova do que a mulher sofreu pelo irmão. As raparigas mais novas são desencorajadas a passar por este doloroso ritual e as mais velhas que o rejeitem são de certa forma discriminadas. A moça da foto estava com o corpo completamente coberto de barro e irá ficar assim durante três meses sem possibilidade de tomar banho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário